Ravioli é um dos pratos que mais gosto de preparar. Aliás, não é novidade que desde que comprei meu cilindro de massas que encaixa na batedeira Kithenaid tenho feito muitos pratos de massas aqui em casa. E ravioli acabou se tornando um dos meus preferidos.
Pode parecer complicado, mas na verdade, ravióli é um prato muito simples de ser feito em casa e também muito versátil porque você pode rechea-lo com uma infinidade de ingredientes, fazendo desse prato, muitos em uma só receita.
E você pode preparar ravióli para as mais diversas ocasiões. Desde dias comuns, quando quer aproveitar o que tem na geladeira até para jantares especiais, quando você irá receber amigos e quer impressionar com seus dotes culinários.
MELHORES CILINDROS DE MASSA MANUAIS
A receita de ravióli que estou compartilhando hoje aqui no blog é uma dessas receitas que você pode preparar em noites especiais, sejam jantares românticos ou encontro entre amigos. É perfeita para quando você quer impressionar, mas sem ter muito trabalho.
Aliás, como não impressionar com ravióli de lagosta?
O que é ravioli
Ravioli é um tipo de “bolinho” italiano que é feito a partir de um recheio selado entre duas camadas de massa fina, a mesma utilizada para fazer macarrão e outras receitas italianas.
O QUE USEI PARA FAZER ESTA RECEITA
Ravioli são geralmente quadrados ou redondos, mas outras formas são usadas às vezes. Eles podem ser servidos com vários molhos, como molho de tomate, manteiga e sálvia, molho de carne ou queijo.
Origem do ravióli
O ravióli é popular em todo o mundo e pode ser encontrado em muitas cozinhas diferentes, mas com certeza as receitas mais marcantes e conhecidas são as da culinária italiana.
A palavra “ravioli” vem do verbo italiano “ravvolgere” que significa embrulhar ou enrolar. Acredita-se que os raviolis tenham se originado na Idade Média, onde provavelmente eram recheados com carne moída, queijo, ovos e especiarias.
Recheios para ravioli
Na verdade, você pode rechear seus raviólis praticamente com tudo o que imaginar. Eu gosto muito de dar uma olhada na minha geladeira para ver o que tenho disponível ou perto do prazo de validade para rechear meu ravióli.
Mas se você quer um caminho mais seguro, aqui estão os recheios mais comuns para seu ravióli:
- Carne: Você pode aproveitar aquela carne moída que tiver sobrando em casa para rechear seus raviólis. Lembre-se de cozinha-la antes porque o ravióli não fica muito tempo na água fervente e não será suficiente para cozinhar seu recheio. Você pode temperar como gostar, eu adoro com cebola, alho e um pouco de extrato de tomates.
- Queijo: Outro clássico para rechear ravióli! Escolha queijos que possam ser cozidos e, de preferência, que não se desmanchem facilmente. Você pode optar por gruyere, emmenthal e ricota. Ou melhor, por que escolher se você pode usar mais de um não é mesmo?
- Espinafre: Pode ser usado sozinho ou acompanhado de queijo. Uma das formas mais tradicionais é acompanhado de ricota. Use o espinafre ainda cru pois ele terá tempo suficiente para cozinhar enquanto o seu ravióli estiver na panela de água fervente.
- Frango: Muito apreciado por nós brasileiros, o recheio de frango é bem fácil de fazer e pode ser uma boa alternativa para aproveitar aquele resto de frango que eu sei que você tem na sua geladeira 😉. Desfie os pedaços de frango (sempre cozidos) e misture com as ervas e temperos que tiver em casa. É sucesso garantido!
- Camarão: Eu, pessoalmente, amo ravióli de camarão porque é uma proteína que combina muito bem com massas em geral. Sugiro cozinhar o camarão apenas um pouquinho antes de usá-lo como recheio, deixando para terminar o cozimento junto com o ravióli. Se quiser um prato de ravióli bem leve, a minha dica é temperar o seu camarão com raspas de limão.
- Lagosta: Se quiser fazer um jantar memorável, o caminho mais fácil é o recheio de lagosta. Deixe seus convidados impressionados com um prato sofisticado e delicioso. Não deixe de ver a receita de ravióli de lagosta no final deste post 👇.
Como cortar e fechar raviólis
Não tenha medo de fechar e cortar seus raviólis. Pode parecer complicado, mas na verdade é muuuuuuito fácil, principalmente se você tiver os utensílios certos para isso.
Você não precisa investir em nada caro ou sofisticado para fechar e cortar ravióli. Eu mesma gosto de fechar fazendo uma espécie de envelope e molhando as bordas. Depois eu corto as laterais com o um simples cortador de pizza.
Você também pode cortar com uma faca comum que tenha ponta fina, ou usar uma ferramenta específica que fecha e corta o ravióli de uma só vez.
Como guardar raviólis
Sabe outra vantagem de preparar raviólis para um jantar? Diferente de outras receitas sofisticadas, você não precisa preparar no dia que irá servir. Aliás, armazenar o ravióli não altera em nada o seu sabor.
Por isso, aproveite e prepare seus raviólis na véspera (ou dias antes) de um jantar importante e tenha praticamente tudo pronto no dia para usar seu tempo com outras coisas (como ficar linda e sem cheiro de cozinha, por exemplo 😉).
O tempo de armazenar os raviólis na geladeira dependem mais dos ingredientes usados no recheio, por isso você pode usar o bom senso para saber até quanto tempo antes pode prepará-los e mantê-los refrigerador.
Se quiser preparar raviólis e tê-los sempre à mão para um jantar de última hora, você pode congela-los e mantê-los no freezer por até seis meses.
Qual vinho combina com ravioli
No geral, a regra para combinar vinho e massas é decidir pelo recheio e/ou molho do prato. Por isso, na hora de decidir qual vinho comprar para harmonizar com seu ravióli, analise o recheio e o molho que irá preparar.
Se o seu recheio é leve e com carnes brancas ou frutos do mar, opte por um vinho leve, de preferência branco ou rosé. Nada impede que você sirva com um vinho tinto, desde que jovem e leve, idealmente frutado.
VINHOS QUE COMBINAM COM ESTA RECEITA
Caso seu recheio seja, por exemplo, carne vermelha e seu molho também seja pesado, opte por um vinho tinto com mais corpo, como Cabernet Sauvignon ou Malbec. Em geral, vinhos italianos ficam ótimos com massas, afinal, eles têm as mesmas origens.
VINHOS PERFEITOS PARA ESTA RECEITA
Para não ter erro, aqui está a minha seleção de vinhos que ficam perfeitos com a minha receita de raviólis de lagosta:
Ravioli de Lagosta ao molho de champanhe
Ingredientes
- Massa caseira Link para minha receita super simples abaixo.
Recheio do Ravióli
- 2 caudas de lagosta
- 1 CS de manteiga sem sal
- ½ XIC de cebolinha picada
- 2 dentes de alho picados
- 2 punhados de espinafre
- 250 G de mascarpone
- ¼ XIC de queijo parmesão ralado
Molho
- ¼ XIC de chalota picada
- 1 XIC de vinho branco
- 2 CS de champanhe
- ½ XIC de manteiga sem sal gelada em cubos
Instruções
- Cozinhe as caudas de lagosta no vapor sobre uma panela de água fervente com um acessório para vapor por 8 minutos.
- Em uma panela pequena, derreta a manteiga com o azeite em fogo médio-alto. Adicione a cebola e refogue por 5-6 minutos. Adicione o alho e refogue mais um minuto. Adicione o espinafre e refogue até as folhas murcharem, cerca de 3-5 minutos. Retire do fogão e deixe esfriar um pouco.
- Quando as lagostas esfriarem ao toque, remova a casca. Pique a carne da lagosta e transfira para uma tigela grande. Adicione a mistura de espinafre e cebola salteados, mascarpone e queijo parmesão. Mexa até combinar. Tempere com sal e pimenta branca a gosto.
- Abara a massa. Divida a mistura de lagosta em porções no tamanho desejado (aproximadamente 1/2 CS para raviolis de tamanho normal, ou 2 CS para raviólis grandes como os que fiz) sobre metade da massa. Molhe a posta dos dedo indicador com água e passe em volta do recheio. Cubra com a outra metade da massa e passe o dedo em volta de onde estão localizadas as porções de recheio para selar os raviólis. Corte em volta com uma faca de ponta ou cortador de pizza. (Você pode usar cortador de raviólis se quiser simplificar esse processo).
- Leve uma panela grande de água salgada para ferver.
- Em uma panela pequena, leve a cebola, o vinho branco e o vinagre de champanhe para ferver em fogo médio. Abaixe o fogo para médio-baixo e cozinhe até reduzir para cerca de 1/4 xícara. Isso levará cerca de 15-20 minutos. Adicione a manteiga, um cubo de cada vez, mexendo sempre até emulsionar. Tempere com sal e pimenta a gosto e mantenha aquecido em fogo baixo.
- Cozinhe o ravióli em água fervente por 2-3 minutos.
- Sirva os raviólis com o molho, cebolinha picada e mais parmesão (se quiser) por cima.