Por muito tempo se acreditou que cardio – ou exercícios aeróbicos como também são conhecidos – eram a chave – e única chave – para perder peso já que são atividades que, em geral, tem um gasto calórico maior durante a execução.
Hoje em dia já sabemos que não é bem assim e até vamos falar sobre isso mais pra frente.
Mas o que eu queria mesmo mostrar são os inúmeros benefícios dos exercícios cardiovasculares que talvez você não conheça e que são essenciais para a sua saúde. Mesmo que você esteja satisfeita com sua aparência física.
Para começar, cardio diminui o cansaço.
Hum, o quê??? Sim, apesar de demandarem muita energia quando estão sendo feitos, as atividades cardiovasculares diminuem a fadiga.
O que acontece é que quando praticamos essas atividades físicas, o seu corpo precisa de mais oxigênio. Isso força o seu sistema cardiovascular a trabalhar mais. Vale lembrar que o coração funciona como um músculo, ou seja, quando submetido a stress, tende a se fortalecer e ficar mais eficiente.
Coração mais forte significa bombear o sangue com mais eficiência. Ou seja, em cada batida ele bombeia uma quantidade maior de sangue, por isso, precisa de menos batidas para irrigar o corpo.
É por isso que batimentos cardíacos por minuto é uma métrica para condicionamento físico. Quanto mais preparo você tem, menor a sua média de batimentos por minuto.
Obviamente, isso é mais que um numerozinho.
Coração mais eficiente, irriga o nosso corpo de forma eficiente, levando mais oxigênio para os órgãos, inclusive o cérebro, o que melhora nosso sentido de alerta.
E é por isso, que pessoas que praticam exercícios cardiovasculares regularmente costumam ter mais energia no dia a dia.
E esse fortalecimento do coração, logo irrigação mais eficiente também explica outros benefícios do cardio.
Há estudos que ligam essas atividades físicas a redução do risco de depressão e também a eficácia em tratamento de depressão, redução de stress e ansiedade, aumento da capacidade cognitiva, redução dos sinais de envelhecimento e até do risco de alguns tipos de câncer.
Eu poderia passar horas explicando os mecanismos que levam a todos esses benefícios, mas para encurtar vamos combinar que coração bombeando bem é importantíssimo para nossa saúde. Então, movimente-se.
E quando falamos em exercícios cardiovasculares, precisamos falar de endorfina.
Pergunte a qualquer pessoa que corre regularmente e ela vai jurar que os dias são muito mais produtivos quando ela corre de manhã. Que ela se sente energizada depois da corrida.
Esse fenômeno é inclusive conhecido como runner’s high – que poderíamos traduzir grosseiramente como barato de corredor. É uma euforia que pessoas costumam sentir depois de correrem.
E aqui vai minha própria experiência já que eu corro há anos. É um sentimento real. Depois de uma corrida longa, a gente sente uma mistura de satisfação com vontade de fazer aquilo de novo.
E se você não quer acreditar na palavra de pessoas malucas que saem por aí correndo, acredite nas palavras dos especialistas. Tudo isso já foi provado em estudos.
Exercícios de alta intensidade estimulam a produção de endorfina, um hormônio responsável pela nossa sensação de bem-estar. Quando a endorfina é liberada no nosso organismo, simplesmente ficamos felizes.