A forma como você acorda determina o sucesso do seu dia

O milagre da manhã, de Hal Elrod, é um daqueles livros centrados em uma única ideia. Daqueles em que o autor teve uma epifania que mudou drasticamente algo em sua vida e decidiu compartilhar com o mundo escrevendo um livro.

Então você capta a ideia central – geralmente nos primeiros capítulos – e depois passa o resto do livro sendo convencido pelo autor que o que ele está falando é muito valioso.

E o autor não está mentindo, o que ele está nos falando é muito valioso e vale a pena ser colocado em prática. Pode nos ajudar a resolver um problema, mudar nosso modo de pensar sobre algo, ou até mesmo mudar nossas vidas. Mas, ainda assim, a ideia é simples.

O milagre da manhã

Veja também: Livros que todos deveriam ler

Assim é O milagre da manhã, um livro que pode até transformar vidas, mas em torno de uma ideia que cabia em um post de blog.

Veja também:

 

A ideia de O milagre da manhã

A ideia central é muito boa. Segundo o Elrod, a forma como começamos nosso dia pode influenciar todo o resto dele. Por isso, precisamos criar uma rotina matinal que nos prepare para aproveitar melhor o dia e, assim, dar o primeiro passo para uma vida melhor.

O milagre da manhã resumo

Faz todo o sentido e nisso eu concordo plenamente com o autor. Eu sou a primeira a tentar convencer todo mundo de que começar o dia com certos rituais podem mudar sua vida completamente.

Por que você precisa fazer isso

Segundo ele, a maioria das pessoas não vive a vida dos seus sonhos e se contenta com menos do que merece por acreditar que simplesmente não tem o direito de ser feliz. Como 95% das pessoas (número dado pelo autor) tem uma vida medíocre, nos sentimos culpados por querer mais, se queremos mais.

Até que dediquemos tempo diariamente para nos desenvolvermos nas pessoas que precisamos ser para criar a vida que desejamos, obter sucesso sempre será uma luta.

Hal Elrod

Aceitando a responsabilidade

Outro conceito apresentado pelo autor – que concordo muito – é o de auto-responsabilização.

Segundo Elrod precisamos reconhecer e aceitar nossa responsabilidade em nossos sucessos e fracassos. Mesmo que não tenhamos controle sobre o mundo ao redor, nossa situação é o resultado de todas as decisões que tomamos.

Aliás, esse é o tipo de conselho que quando dou, fogem de mim 😂. Mesmo antes de ler esse livro, já acreditava no poder da auto-responsabilização porque acho que nada empodera mais o ser humano do que sentir que tem controle sobre a sua vida, sendo essa boa ou ruim.

Não aceite a mediocridade

A cada dia que você e eu acordamos, deparamos com o mesmo desafio universal: superar a mediocridade e viver nosso potencial pleno. É o maior desafio na história humana.

Hal Elrod

Amei essa frase. Para mim, a mais verdadeira e impactante do livro. Eu gosto que o autor tenha usado a palavra “mediocridade” porque é forte e choca as pessoas. Acho até que podemos considerá-la um tabu.

Livro milagre da manha
O milagre da manhã é centrado em uma única ideia, porém já validada.

Chamar alguém de medíocre é uma ofensa gravíssima e acredito que nenhum de nós gostaria que se referissem a nós assim, certo? Então por que exercemos a mediocridade todos os dias? Por que nos contentamos com menos do que queremos?

O que você deve fazer todas as manhãs

Bom, já fomos convencidos de que devemos deixar de ser medíocres e que nossos resultados são de responsabilidade nossa. Mas como então podemos nos tornar pessoas melhores?

O autor então apresenta quase que uma receita para ser seguida pelas manhãs se quisermos alcançar o nível de excelência nas nossas vidas. Essa receita é constituída por 6 passos, ou o que o autor chama de “Salvadores de Vida de O milagre da manhã” (sim, achei o nome brega 🧐):

•  Silêncio. Praticar o silêncio por alguns minutos pela manhã nos ajuda a organizar nossos pensamentos e ter mais clareza durante o dia. Não significa, necessariamente, ficar em silêncio absoluto. Você pode meditar ou rezar, por exemplo.

•  Afirmações. Repetir afirmações ajuda o nosso cérebro a se convencer de algo ou reprogramar conceitos negativos que carregamos dentro de nós. Não significa repetir frases de efeito e esperar algo mágico acontecer e sim internalizar pensamentos que trarão mudanças positivas em nossas crenças e, consequentemente, em nossas ações.

•  Visualização. Imaginar cenários com imagens nos ajuda a ter mais clareza do que queremos e quais ações precisam ser tomadas para realizar nossos objetivos. Organizar nosso

•  Gratidão. Começar o dia enumerando bençãos é uma das formas mais eficazes de mudar nossa percepção sobre uma situação e mudar nosso estado de espírito. E começar o dia com um sentimento positivo aumenta as chances de tomar melhores decisões.

O autor recomenda um diário de gratidão
A prática de ter um diário de gratidão é recomendado em O milagre da Manhã

•  Leitura. Aprender coisas novas todos os dias, mesmo que em pequena quantidade, nos faz andar para frente. Sempre há algo novo a ser aprendido e sempre há forma de melhorar nossas vidas.

•  Atividade Física. Mover-se pela manhã estimula o fluxo sanguíneo, que dará energia física para encararmos o dia, assim como irá ativar nosso cérebro e nos ajudará a ter mais clareza para resolver desafios.

A idéia do autor me lembra bastante aos conselhos de outro autor bem famoso, Tony Robbins, sobre o que ele chama de “power hour” (minha tradução livre: hora poderosa). Assim como Robbins, Elrod acredita que precisamos preparar corpo e mente para otimizar nossas ações e decisões durante o dia.

Como acordar cedo

Mesmo afirmando que você não precisa acordar cedo (ou mesmo de manhã) para colocar em prática os conceitos do livro, Elrod da algumas dicas para quem tem dificuldade em acordar pelas manhãs.

A forma como nos sentimos de manhã depende de como dormimos à noite. Por isso o autor incentiva o exercício de “programar” nosso cérebro antes de dormir para estar bem ao acordar. Não devemos ir para cama achando que acordaremos mal no dia seguinte. Ao contrário, segundo ele, Elrod

Além disso, Elrod compartilha algumas outras dicas (não inéditas) para sair da cama pelas manhãs como deixar o despertador longe da cama, levantar assim que abrir os olhos, escovar os dentes, colocar a roupa de ginástica, etc.

Vale a pena ler o milagre da manha
Li o milagre da manhã em um dia.

Novas frases sobre velhos conceitos

Lendo o livro, percebi que o autor utiliza vários conceitos que já existem e são difundidos por outros autores. Falando assim parece que o livro é uma compilação de assuntos velhos, mas podemos olhar para o lado positivo: são ideias já validadas, portanto sabemos que são efetivas.

E isso é típico de livros desse tipo (centrados em uma única ideia, como mencionei no início): o autor tem uma epifania, resolve um problema grande na sua vida implementando algo muito simples e escreve um livro para que outros repliquem sua “fórmula”.

Vale a pena ler O milagre da manhã?

Vale. Principalmente se você está de alguma forma insatisfeito com sua rotina ou se sente um pouco “perdido” sobre o que fazer com sua vida. Eu realmente acredito que criar uma rotina positiva nas primeiras horas do seu dia pode lhe ajudar muito a crescer na sua vida pessoal e, consequente, profissional.

Parece um conceito mágico, mas não é. Funciona simplesmente porque é uma forma de preparação para o seu dia. Assim como um atleta se aquece antes de uma competição, assim como cantores aquecem as cordas vocais antes de um recital, é preciso parar, respirar e se preparar para nosso dia de trabalho.

No fim das contas, se você analisar os 6 passos da “receita” que Elrod nos dá, o que essas atividades fazem é: acordar e condicionar nosso corpo, melhorar nosso estado emocional, dar clareza do que temos que fazer e abrir espaço na nossa agenda para aprender algo novo todos os dias.

Acho que podemos concordar que isso pode nos mover em direção à uma vida melhor, certo?

Clique aqui para comprar O milagre da manhã.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *