E tenho dito: fondue é a melhor solução para quando você quer um jantar especial sem ter trabalho. Se você acompanha este blog há mais tempo já sabe até as minhas dicas para a noite de fondue de queijo perfeita.
Mas hoje, vamos falar do fondue de carne. Que pode até dar um pouquinho mais de trabalho, mas ainda é muito prático para fazer em casa.
Primeiro preciso fazer uma distinção: há mais de um tipo de fondue de carne, divididos pelo método de imersão e cozimento da carne. Neste post eu vou falar sobre o fondue de carne em imersão em óleo quente, mas saiba que há outras formas de preparo.
A mágica do fondue de carne por imersão em óleo está nos molhos já que temperamos a carne apenas com sal antes de servi-la. Eu gosto desse método porque, como os convidados irão usar molhos para temperar a carne à mesa, acaba tendo mais opções de sabores.
Então o preparo mesmo está nos molhos. Eu gosto de servir, no mínimo três, mas o ideal é que você tenha mais caso tenha uma quantidade maior de pessoas em casa.
Desta vez eu servi dois molhos que já mostrei aqui no blog e um novo (receita no final do post).
Eu gosto de variar a base dos molhos, para que eles fiquem bem diferentes entre si, então na combinação de hoje foi taztziki (base de iogurte), chimichurri (base de azeite) e a manteiga de ervas (como o nome sugere, à base de ervas).
PRODUTOS QUE VOCÊ VÊ NA MINHA COZINHA
Servir molhos com bases diferentes garante variedade de sabores à mesa e faz com que os convidados passem mais tempo comendo. Aliás, “tempo comendo” é a minha métrica de sucesso de uma noite de fondue porque esse é um dos principais motivos de servi-lo: fazer o jantar durar mais e assim nos divertimos por mais tempo com os convidados.
Como preparar o fondue de carne
A primeira coisa a se fazer é ferver o óleo onde iremos submergir a carne. O óleo deve ser novo, mas o tipo depende do seu gosto. Eu normalmente uso óleo de canola.
Quanto à carne, precisa ser temperada apenas com sal (os molhos irão dar o sabor à mesa) e cortada bem fina para facilitar o cozimento. Evite carnes com muita gordura.
É claro que vai depender do seu gosto, mas minhas sugestões de cortes são:
- Filé mignon
- Alcatra
- Contra Filé
- Maminha
Sirva a carne cortada em tiras, os molhos e algo para acompanhar ao prato. Normalmente sirvo batatinhas assadas, mas você também pode servir salada ou arroz.
Dica da Lu: ponha pratinhos pequenos à mesa. O ideal é que nos sirvamos em menor quantidade, porém mais vezes e, assim, e passamos mais tempo à mesa conversando.
Aqui estão as receitas dos outros molhos da minha noite de fondue:
VINHOS PERFEITOS PARA ESTA RECEITA
Molho para Fondue de Carne
Ingredientes
- 3 CS de manteiga
- 1 Limão
- 1 CS Alecrim
- 1 CC Páprica
- 1 CS Mostarda
- Pimenta do reino a gosto
- Salsinha
Instruções
- Derreta a manteiga, junte com salsinha, suco de limão, mostarda, alecrim, páprica e pimenta do reino.