Tá bom, eu não preciso lhe convencer que exercício físico é super importante e bla bla bla. Mas isso não quer dizer que você vai calçar o tênis agora e sair correndo.
É tudo muito lindo na teoria, mas na prática, haja motivação para se exercitar, não é mesmo?
Pois então, eu comecei falando sobre essa visão errada que muitos têm sobre atividades físicas e tudo mais… e eu acho que desmistificar essa ideia de culto à beleza também é importante para nos motivar a fazer exercícios.
Porque veja bem: se “ficar bonita” é a única motivação para fazer atividades físicas, fica muito difícil de se motivar.
Se você for hoje à academia e se matar por horas, você vai se olhar no espelho depois e não vai ver diferença nenhuma. É como se nada tivesse acontecido.
Os primeiros resultados estéticos só vem depois de várias semanas de treino consistente. Então é normal que você não se sinta motivada. Você simplesmente não está vendo nenhuma resultado.
Por isso que a dica que eu sempre dou é: independente do seu objetivo final – porque sim, eu acredito que querer ter um corpo que você acha mais bonito é um objetivo válido -, você deve focar nos benefícios imediatos.
Use como motivador a sensação que você sente depois de uma sessão de atividades físicas. E claro, preste atenção nessa sensação e nas consequências dela no seu dia.
É comum a gente simplesmente ignorar essas sensações, principalmente hoje em dia com tantos estímulos externos, mas é importante a gente percebê-las.
Se você tem dificuldade em perceber seus sentimentos, pare por uns cinco minutos todos os dias. É um investimento que você pode fazer na sua saúde tanto física, como mental.
Pare, respire e tente entender o que você está sentido. Aliás, se puder anotar em um caderno essas sensações, melhor ainda.
Porque eu lhe garanto que se você passar a notar que se sentiu muito melhor ou mais produtiva ou até mesmo mais feliz nos dias em que praticou uma atividade, você nunca mais vai deixar de fazer isso.
Seu cérebro vai funcionar igual a um cachorrinho. Sabe quando você treina um cachorro a fazer algo em troca de comida? Treine seu cérebro a se exercitar em troca de endorfina.
Ele vai rapidamente entender que toda vez que você se exercita, se sente melhor. Você só precisa mostrar isso a ele.
Ah, e antes de encerrar, eu tenho uma boa notícia para você.
Exercitar-se para ter uma vida mais saudável é muito mais fácil do que comumente se pensa.
Não caia na armadilha de pensar que é um trabalho árduo e que requer horas na academia, alimentação precisamente pesada… nada disso. Sim, para alguns objetivos isso é necessário. Tipo atletas profissionais, fisiculturistas… enfim, pessoas que tem como profissão ter o melhor desempenho que elas consigam ter.
E a gente acaba erroneamente se espelhando nelas e esquecemos nosso objetivo pessoal, que está longe de ser uma medalha olímpica.
Se o que você quer, é viver melhor, ter saúde e também se achar mais bonita (por que não?) , uma vida equilibrada com exercícios físicos regulares e uma alimentação balanceada vai levar você a esse objetivo.
Pois é, não tem muito segredo aqui. E também não tem fórmula mágica. É isso, é praticamente bom senso.
Então, a única forma é calçando o tênis e saindo do sofá. Comece devagar, comece leve, encontre as atividades que você gosta e siga em frente.