Eu já falei neste post sobre a importância de praticarmos exercícios aeróbicos. Mas e os exercícios de força? Também são necessários ou esses sim são só estéticos?
São altamente necessários e aqui vai um recado especial pra quem já não se sente tão jovem e acha que já passou o seu tempo de frequentar academia.
Quanto mais velhos ficamos, mais exercícios de força precisamos fazer.
Depois dos 30 anos nosso corpo começa a perder massa muscular e temos que trabalhar para repor-la. E antes que você pense “ah, tudo bem, eu nunca quis um corpo musculoso mesmo”, já vou lhe adiantando: novamente, não é de estética que se trata.
Os nossos músculos têm funções essenciais para a nossa qualidade de vida que vão muito além de expor bícepes na praia.
Estamos falando do nosso principal suporte, juntamente com os ossos – que aliás também são protegidos por eles.
Perder massa muscular significa perder esse suporte e ficar mais exposto a acidentes. Também significa perder mobilidade e limitar as tarefas que podemos executar.
Portanto, se você quiser ter uma vida ativa e – ainda mais importante – independente na terceira idade, cuide bem dos seus músculos hoje.
Não estou falando que você precisa virar marombeiro, mas sim é importante incorporar exercícios de resistência pelo menos duas vezes por semana. Pode ser musculação, ioga, pilates… apenas lembre-se que quanto maior for a sua idade e seu nível de sedentarismo, mais importante é você procurar um profissional que lhe oriente nessa jornada.
Também preciso lembrar que a alimentação é tão importante quanto. Consumir proteína é importante em qualquer fase da vida, mas vai ficando ainda mais importante à medida em que envelhecemos.
Bom, a relação entre atividades de força e ganho de músculos é até meio obvia, mas há outros benefícios envolvidos.
Fazer exercícios de força também melhora a saúde dos nossos ossos. Se você pensa que fazer força pode danificar ou enfraquecer seus ossos, saiba que você está muito enganado. É o oposto.
Quando nos exercitamos os nossos ossos vão se adaptando à força que exercemos com eles e por isso vão ficando mais densos. E vale lembrar que também perdemos densidade nos nossos ossos quando envelhecemos.
E está aí mais um motivo para você começar a se exercitar.
Mas… agora vem a parte que pode lhe surpreender mais. Exercícios de força ajudam você a emagrecer.
Mais do que exercícios cardiovasculares.
Sim, mais do que correr, pular corda, pedalar… mas tem uma explicação bem interessante para isso.
Por muito tempo se acreditou que exercícios aeróbicos fossem a chave para perder peso porque é fato que gastamos mais calorias durante uma sessão desse tipo de exercício.
Só que estudos mais recentes mostram que nosso corpo leva mais tempo para se recuperar de exercícios de força que de cardio.
Se bem o nosso metabolismo continua acelerado por algumas horas depois de uma sessão aeróbica intensa, uma sessão de exercícios de força pode prolongar esse efeito por até 48 horas.
Isso significa que você irá queimar calorias por mais tempo depois que fez a atividade.
E isso não e só durante o processo de emagrecimento.
Manter músculos consomem mais energia do nosso organismo. Logo, quanto mais maior nossa massa muscular, mais calorias gastamos mesmo em estado de repouso.
Por isso, pessoas com alto índice de massa muscular têm mais facilidade para manter o seu peso porque têm um metabolismo mais eficiente, ou seja, consomem mais calorias só por estar respirando.
E aí, resumindo: quando melhor o seu preparo físico, mais fácil é mantê-lo. Você tem um metabolismo mais acelerado, você tem mais força para executar os exercícios e você enxerga os resultados estéticos, que acabam lhe motivando a continuar.
Por isso é tão difícil começar a ter uma vida mais ativa se você é sedentário, mas ao mesmo tempo a gente vê pessoas que são disciplinadas há anos.
Enfim: difícil é começar. Comece e pense que cada dia vai ficando um pouquinho mais fácil.