Hoje eu vou não só lhe contar como fazer linguiça caseira, como mostrar que é mais fácil de que você imagina. Aliás, mais fácil até do que EU imaginava.
Desde que comprei minha batedeira Kitchenaid não parei mais de usá-la. Eu contei aqui que comprei o cilindro de massas que mudou radicalmente o cardápio aqui em casa e que estava à procura de novos acessórios para minha queridinha.
Então comprei o moedor de carnes que prende na batedeira Kitchenaid porque estava louca para tentar fazer linguiça em casa. E será que “louca” era a palavra certa? Vamos ver.
Veja também: Comprei uma batedeira Kitchenaid. Mas valeu a pena?
Pesquisei sobre vários tipos de linguiça até chegar a uma ideia do que eu queria fazer. Queria usar materiais simples, de preferência que já tivesse em casa porque, né, nem sabia ainda se eu conseguiria.
Decidi fazer com carne de porco e usar bacon para adicionar gordura e temperar com páprica (uma das bases da linguiça espanhola), alho, endro e salsinha.
Só faltavam as tripas, sim, as tripas. Você precisa de tripas – que podem ser de porco ou outro animal – para fazer os “saquinhos” que fazem a linguiça ser uma linguiça. Hoje em dia já há opções veganas no mercado, mas eu queria mesmo seguir uma linha mais tradicional.
Então fui a um açougue e encontrei as tripas que precisava. Super fácil! Você possivelmente não terá dificuldade em encontrá-las no açougue mais perto da sua casa.
Como fazer linguiça caseira: Equipamentos
Para fazer linguiça em casa precisamos ter alguns equipamentos, mas não se assuste porque pode ser bem mais simples e barato do que você imagina.
A solução mais barata
Se você ainda não sabe se vai continuar fazendo linguiça em casa ou se irá fazer apenas uma vez, por curiosidade, talvez não seja o momento de comprar um equipamento mais avançado.
Há opções baratas, como um tubo de plástico – bem parecido com um tubo de ketchup – que facilita encher as tripas com a carne. Para ser sincera, nunca tentei, então não sei o quanto funciona, mas você pode considerar experimentar (aliás, depois volte aqui para me contar se gostou!) Já que é uma opção barata.
Moedor manual com enchedor de linguiça
Sabe aqueles moedores de carne manuais que sua avó usava? Eles são ótimos não só para moer carne como também para encher linguiças, desde que você tenha um acessório que se encaixe na saída do moedor.
Necessita um pouco de prática no início porque você precisa usar uma mão para girar a manivela, sobrando apenas a outra para manipular a linguiça.
Mas vale lembrar que esse equipamento é usado há séculos, então nem precisa dizer que funciona muito bem.
Na batedeira Kitchenaid (com acessório moedor)
É o que uso. E recomendo. Sério, amo.
Se você quer fazer linguiça com mais frequência e precisa de uma solução prática, ter uma batedeira Kitchenaid com o acessório de moer carnes é a melhor opção para você.
Gosto muito porque, por ser automático, deixa minhas duas mãos livres para manipular a linguiça, o que foi crucial para mim no início. Sem falar que torna o processo bem mais rápido e limpo.
Detalhe: eu não comprei o oficial da marca, mas sim um outro que custou um quarto do preço e valeu à pena porque eu não fazia ideia de como fazer linguiça caseira.
Moedor e enchedor de linguiça automático
Se você pretende fazer linguiça caseira frequentemente, o moedor de carnes automático também uma excelente opção. Assim como o acessório da batedeira Kitchenaid, por ser automático, deixa as duas mãos livres, o que facilita o manuseio da linguiça.
Eu particularmente prefiro a opção da batedeira porque ocupa menos espaço na cozinha e é mais barato (se você já tiver a Kitchenaid), mas o desempenho dos dois é praticamente o mesmo.
Como fazer linguiça caseira: Material
Agora começa a parte divertida de fazer linguiça em casa: pensar na receita. E vou lhe falar, o céu é o limite! Você pode tanto seguir receitas tradicionais de linguiças como criar as suas próprias.
Seguindo a linha tradicional, normalmente são usadas carnes como a de porco, boi e cordeiro. Hoje já é bastante comum encontrarmos as versões com frango ou peru e até vegetarianas ou veganas.
Seguindo a linha tradicional, o ideal é se certificar que a linguiça tenha um percentual mínimo de gordura que lhe garanta suculência. Alcançamos isso misturando diferentes tipos de carnes – e entre elas algumas “gordas” -, bacon ou até mesmo adicionando gordura diretamente à mistura.
PRODUTOS QUE VOCÊ VÊ NA MINHA COZINHA
Eu segui uma linha mais tradicional e preparei com carne de porco (receita abaixo), mas sem especificamente fazer uma receita considerada “tradicional”, como o método italiano ou o espanhol, por exemplo.
Para fazer a linguiça precisamos de algo que contenha a carne, como se fosse um saquinho. Para essa função normalmente usamos tripas de animais, mas é claro que há opções também vegetarias e veganas.
O ideal é consultar com o seu açougueiro o que ele tem disponível. Não é difícil encontrar tripas de porco ou cordeiro em qualquer açougue, mas se você estiver procurando por opções veganas, talvez encontre um pequeno desafio à sua frente.
Tipos de linguiça
Existem muitos tipos de linguiça que variam em ingredientes, sabor e textura. Cada região do mundo tem seus ingredientes e forma de fazer linguiça tradicionais e, ainda assim, podemos nós mesmos criarmos as nossas.
Bem resumido, aqui deixo uma lista de algumas das mais conhecidas:
- Bratwurst: Uma linguiça alemã feita de carne de porco moída e carne bovina geralmente temperada com sal, pimenta preta, noz-moscada, manjerona e pimenta caiena.
- Bolonha: Um tipo de linguiça cozida que geralmente é defumada ou cozida antes de ser cortada em pedaços para consumo.
- Chouriço: Um tipo de linguiça de porco espanhola temperada que é frequentemente servida como parte de um prato de tapas. Não confunda com o que chamamos de chouriço no Brasil, feito à base de sangue.
- Liverwurst é um tipo de linguiça de fígado alemã fina. A salsicha de fígado geralmente é feita misturando fígado de porco picado e gordura de bacon, torresmo e especiarias em uma linguiça crua, que é então cozida por fritura ou vapor.
Temperos para linguiça
Essa também é uma parte bem divertida: brincar com a combinação de temperos para linguiça. E aqui também valem tanto a imaginação como a experimentação.
A forma mais fácil de decidir qual tempero usar para fazer linguiça em casa é pensar no tipo de carne que está sendo utilizada. Você possivelmente já tem seus temperos preferidos para carne de porco, boi, frango, etc. Então pode seguir a mesma linha na hora de montar os sabores da sua linguiça.
Você também pode se inspirar em receitas tradicionais, já que cada tipo de linguiça tem suas especiarias básicas. Na Espanha, por exemplo, encontramos, além do vinho Jerez, bastante páprica doce ou picante – no caso de linguiças picantes. Na Itália, é o funcho que cumpre a função de dar o sabor tradicional à linguiça local. E assim, cada região terá seus temperos básicos.
Vinhos que combinam com linguiça
Linguiças costumam ter um alto teor de gordura que as deixa pesadas e presença marcante de especiarias, trazendo a ela um sabor com bastante presença. Logo, quando pensamos em vinhos para linguiça, temos que buscar os que combinam bem com essas características.
Dê preferência a vinhos tintos encorpados. Se foram envelhecidos em barril, melhor ainda. Escolha entre um bom Cabernet Sauvignon, Syrah e Malbec.
VINHOS PERFEITOS PARA ESTA RECEITA
Uma dica que sempre dou: na hora de escolher o vinho, pense na origem da receita porque é bem provável que os vinhos da mesma região combinem com o prato. Por exemplo, se sua linguiça contém temperos espanhóis, é bem provável que vinhos da Espanha combinem bem com ela.
Caso a sua receita de linguiça seja mais leve, digamos uma linguiça de frango, por exemplo, o ideal seria optar por vinhos leves, neste caso brancos. Uma boa opção seria um bom Chardonnay.
Linguiça Caseira
Ingredientes
- 1 K g de paleta de porco
- 200 g de bacon
- 3 dentes de alho
- 1/2 XIC de vinho tinto
- 10 g de sal
- 2 CS de endro
- 3 CS de páprica
- 1/2 XIC salsinha fresca picada
Instruções
- Corte a carne de porco e o bacon em cubos.
- Em um bowl grande misture carne, bacon, alho, sal, endro e páprica.
- Passe tudo do bowl pelo moedor de carnes.
- Adicione o vinho e a salsinha à mistura moída e mexa até que fique bem distribuído (eu misturei na batedeira).
- Abra a ponta da tripa e coloque-a no bico do enchedor de linguica. Puxe o resto até encontrar o final. Deixe a ponta aberta para que não entre ar.
- Encha as tripas com a mistura, seguindo as instruções do seu equipamento de linguiça. (Caso use o kit da Kitchenaid ou um automático, veja o meu vídeo para ver os detalhes)
- Quando começar a encher, feche a ponta para que a carne não escape. Continue enchendo até o final.
- Feche a outra ponta da tripa (basta dar algumas voltas, não há necessidade de nó). Se quiser dividir a linguiça em porções menores, enrosque a tripa nos pontos desejados.