Comida Mexicana: receita simples ou complexa de fazer? Bom, a receita que estou compartilhando hoje neste post é, definitivamente, super fácil, que você pode preparar sem esforço e para várias ocasiões.
Eu, particularmente, amo comida mexicana. Aliás, meu marido também e é por isso que preparo muitos pratos do México aqui em casa. Arriscaria dizer que pelo menos uma vez por semana a gente come algo mexicano no jantar.
Geralmente, preparo muitos tipos de bowls mexicanos, aliás, aqui mesmo no blog já publiquei uma variedade deles. Mas também gosto de fazer outras receitas e utilizar diversos tipos de proteína.
Eu costumo utilizar o que tiver sobrando na geladeira: carne moída, frango, camarão e até linguiça. Na verdade, da para adaptar praticamente qualquer proteína ao preparar comida mexicana. Receitas não faltam.
PRODUTOS QUE VOCÊ VÊ NA MINHA COZINHA
Comida mexicana: receita influencia por México e mais
A comida mexicana é um tipo de cozinha que tem sua origem não apenas no México. É uma fusão da culinária mesoamericana indígena com influências europeias, asiáticas e africanas.
A comida mexicana é caracterizada pelo uso do milho como ingrediente principal. O milho é usado em muitos pratos, como tamales, tortilhas e tacos. Outros ingredientes incluem feijão, tomate, pimentão, cebola, alho e coentro.
Comida mexicana foi influenciada pelas culturas que entraram em contato com ela ao longo dos séculos. Por exemplo: os conquistadores espanhóis trouxeram farinha de trigo para o México, que foi então usada para fazer pães como bolillos e tortilhas; Os imigrantes franceses introduziram laticínios como queijo; Escravos africanos trouxeram pimentas de seu continente nativo; O povo asiático introduziu o molho de soja e o arroz no mundo ocidental, enquanto os italianos introduziram a massa na Europa.
O prato mexicano mais popular são os tacos, feitos de tortilhas de milho ou trigo recheadas com carne (geralmente carne bovina), alface ou repolho (chamado “pico de gallo”), queijo (geralmente cheddar) e salsa ou outros molhos.
Principais ingredientes da comida mexicana
A comida mexicana é uma fusão da culinária mesoamericana indígena com influências europeias, especialmente espanholas. Os grãos básicos são milho, feijão e pimenta.
O milho é o ingrediente mais importante da culinária mexicana porque é usado para fazer tortilhas e tamales. O feijão também é um ingrediente importante porque é usado para fazer feijão frito e sopa de feijão. As pimentas são o tempero mais popular na culinária mexicana porque dão aos pratos um sabor picante.
A seguir está uma lista de alguns dos ingredientes mais comuns usados na comida mexicana:
- Tortilhas de milho
- Arroz
- Feijões
- Tomate
- Abacate
- Coentro
Comida mexicana é sempre apimentada?
Mas então, quando falamos de comida mexicana: receita apimentada sempre? Não necessariamente. É fato que mexicanos gostam de muito de pimentas e conseguem suportar sabores bastante fortes. Mas nem sempre a comida mexicana será extremamente apimentada. O que sim, sempre terá uma variedade de sabores intensos no prato, que podem ser resultado do uso de pimentas ou de outras ervas típicas, como o coentro pro exemplo.
Eu amo pimenta, por isso dou preferência a pratos picantes, mas também preparo muitas receitas mexicanas que não levam pimenta e ainda assim têm sabor riquíssimo.
Um mito no qual às vezes acreditamos é que toda pimenta é extremamente ardida e que sua fúngica função em um prato é deixa-lo picante. Mas na verdade, muitas pimentas apenas adicionam sabor intenso ao prato, sem necessariamente trazer picância ao paladar.
Por isso eu sugiro, sempre que puder, experimentar novas pimentas e avaliar se são agradáveis ou não ao seu paladar (lembrando que o paladar de cada um é bem diferente). Quem sabe você encontra novos sabores preferidos que podem ser adicionado inclusive a receitas que você já faz sempre?
Pratos típicos da Comida Mexicana
Quando falamos em comida mexicana, receitas em geral, nos vêm à mente os nachos o guacamole, certo? Mas a culinária mexicana é riquíssima e oferece uma infinidade de pratos que vão desde os “lanches” como burritos e tacos às receitas de jantar, como enchiladas.
A comida típica mexicana inclui:
- Tacos: são um prato mexicano que é feito de uma tortilha de milho ou trigo com vários recheios. A palavra taco significa “tampão” em espanhol, e o prato foi originalmente criado envolvendo pedaços de carne em uma tortilha de milho e, em seguida, conectando-a com outro pedaço de tortilha de milho para mantê-la unida.
O recheio mais comum para tacos é carne, geralmente carne bovina, mas também frango, porco ou peixe. Outros recheios comuns incluem queijo, alface, tomate, cebola, creme de leite e salsa. - Burritos: são um tipo de comida mexicana que é feita com uma tortilha de farinha embrulhando o recheio como um pacotinho. Eles geralmente são recheados com arroz, feijão e carne.
- Enchiladas: são um prato mexicano muito parecido com lasanha, mas feito com tortilhas de milho, carne, queijo e outros ingredientes. Podem ser recheadas com qualquer tipo de carne ou legumes. O recheio mais comum é frango ou carne bovina.
Detalhe: a palavra “enchilada” vem da palavra espanhola “enchilar”, que significa adicionar pimenta a algo. - Tamales: é a versão mexicana da nossa pamonha. Um prato tradicional mexicano feito com massa de milho, que é então recheada com carne, legumes ou queijo. A massa pode ser embrulhada em folha de bananeira ou palha de milho e depois fervida para cozinhar o recheio. Os tamales podem ser consumidos como aperitivo ou como prato principal e são normalmente acompanhados de salsa e suco de limão.
Vinhos que combinam com Comida Mexicana
A comida mexicana tem sabores marcantes, mas em geral frescos. Além dos temperos à base de pimenta, encontramos muito limão nos pratos, que não só ajudam a cortar a picância da pimenta, como trazer acidez para o prato.
Por isso, minha sugestão é harmonizar com vinhos leves e jovens, que combinam muito bem com pratos frescos e com toques cítricos.
Na hora de escolher entre tinto e branco, a decisão depende mais da proteína utilizada no prato. No geral (mas nem sempre), escolha um tinto se a receita de comida mexicana for com carnes vermelhas e branco ou rosé se for uma receita com carnes brancas ou frutos do mar.
Para não ter erro, fiz uma seleção de vinhos perfeitos para esta receita:
VINHOS QUE COMBINAM COM ESTA RECEITA
Bowl Mexicano de Camarão
Ingredientes
- 285 G Camarão
- 1 CS Farinha de trigo
- 1 CS Tempero Mexicano você pode comprar pronto ou fazer um misturinha de alho em pó, chilli em pó, coentro em pó, cominho e pimenta do reino.
- 1 CS Concentrado de Caldo Vegetal
- 160 G Pimentão Vermelho ou Amarelo
- 200 G Pimentão verde
- 1 Dente alho
- 100 G Feijão preto cozido é comum mistura feijão e camarão na culinária mexicana, mas se você achar muito estranho, pode substituir o feijão por 1/2 lata de milho.
- ¾ XIC Arroz Basmati ou qualquer arroz que tenha em casa
- 3 CS creme azedo
- 7 G Coentro
- 1 Limão
- 2 CS Extrato de Tomate
- ½ CS Manteiga sem sal
Instruções
- Refogue o arroz no alho e cozinhe na sua preferência.
- Pique os pimentões em tamanho pequeno ou médio. Pique o coentro grosseiramente. Raspe o limão e reserve as raspas. Corte o limão em quartos. Tempero o camarão com sal a gosto metade do tempero.
- Misture o creme azedo com as raspas de limão. Reserve.
- Em uma frigideira, refogue os pimentões por uns 2-3 minutos. Adicione os camarões e cozinhe por uns 2-3 minutos.
- Adicione o extrato de tomate, o concentrado de caldo, 1/2 xícara de água, o restante do tempero e a farinha. Mexa por cerca de um minutos.
- Sirva em um bowl com o arroz por baixo e os camarões com os vegetais por cima. Você pode colocar o creme azedo por cima ou servir separado. Sirva com os quartos de limão ao lado ou espremidos sobre os camarões.