A comida filipina é rica, com muitas especiarias e sabores. Portanto, não é de admirar que existam tantas receitas de pratos filipinos.
Os filipinos adoram comida. É uma grande parte da sua cultura e identidade. A comida filipina é uma fusão das cozinhas chinesa, espanhola, malaia, indiana e americana. Existem muitas receitas filipinas que você pode encontrar online ou em livros de receitas publicados pelos próprios filipinos.
Esperamos que este post lhe dê inspiração suficiente para experimentar o seu primeiro prato filipino autêntico!
Como a comida filipina se compara às outras cozinhas asiáticas?
Algumas pessoas pensam que a comida filipina é muito semelhante a outras cozinhas asiáticas. Mas a verdade é que tem sabores únicos.
As Filipinas são um arquipélago de 7.641 ilhas e cada ilha tem sua própria cultura e tradição que influenciou a culinária, bem como os sabores de diferentes pratos filipinos. As Filipinas têm muitas semelhanças com outros países do Sudeste Asiático, como Tailândia, China, Indonésia, Malásia e Cingapura, porque estamos todos nesta região.
No entanto, também existem algumas diferenças entre a comida filipina e essas outras cozinhas. Por exemplo, os filipinos usam especiarias diferentes desses países, como cravo e pimenta-do-reino preta, enquanto também usam seus próprios ingredientes locais, como tamarindo, usado para fazer molhos como sinigang ou bago.
O que é kamayan?
Quando fomos ao restaurante filipino (assista ao vlog acima) experimentamos o Kamayan, também conhecido como banquete filipino.
Kamayan é uma forma tradicional de comer das Filipinas. Kamayan significa “no chão” em filipino, que se refere a pessoas comendo em um prato comum. É uma forma muito social de comer e cada pessoa tem o seu prato pessoal.
O prato remonta aos tempos pré-hispânicos, quando os filipinos não tinham utensílios e apenas usavam as mãos para comer. A primeira evidência disso pode ser vista na cerâmica e nos metais das Filipinas, onde representações de pessoas comendo com as mãos podem ser encontradas nesses objetos.
Experimente comida filipina: 5 pratos para você amar
Os filipinos não se cansam desses cinco pratos, e por um bom motivo. Os pratos são todos deliciosos e têm um lugar especial na cozinha filipina.
1. Lechon
Lechon é um prato nas Filipinas feito com porco inteiro assado no carvão. Normalmente, eles descascam ou removem a gordura, cozinham com sal ou molho de soja e temperos. Geralmente é servido com arroz no café da manhã em ocasiões especiais.
2. Sisig
Sisig é um prato tipicamente filipino feito de cabeça de porco picada e servido com ovo frito, arroz escaldante e molho doce e picante.
Sisig é originário das áreas costeiras de Visayas Central nas Filipinas. Foi criado como um meio de utilizar as partes do porco que não podem ser consumidas por muçulmanos.
3. Balut
Se você gosta de comida filipina, deve estar familiarizado com balut. É uma comida de rua popular nas Filipinas, feita fervendo ovos de pato fertilizados. A gema do ovo torna-se sólida enquanto a clara do ovo adquire uma textura gelatinosa. As pessoas que o experimentam dizem que tem gosto de ovos cozidos, mas com gosto de carne de pato.
Balut se popularizou na América quando Anthony Bourdain apresentou um episódio sobre a culinária filipina em seu programa “Parts Unknown”.
4. Inasal
Inasal é um prato filipino tradicionalmente preparado com carne de porco assada no carvão.
Tem um sabor semelhante ao lechon, mas em vez de ser torrado inteiro, é cortado em pedaços menores e depois cozido em espetos. A gordura da carne se desfaz durante o cozimento, produzindo uma pele crocante que dá ao Inasal seu sabor característico.
5. Nilaga
Nilaga é uma sobremesa tradicional filipina feita com arroz pegajoso e leite de coco. Ele também tem açúcar mascavo polvilhado por cima e servido frio em uma tigela grande. O Nilaga pode ser servido em qualquer ocasião, mas acompanha principalmente outras sobremesas como o buko pandan e o puto bumbong.