O boeuf bourguignon pode ser intimidador pelo nome, mas eu juro que é uma das receitas mais práticas e deliciosas que você pode fazer em casa. Prática porque, além de ser fácil de fazer, você pode preparar em maior quantidade e tanto servir mais pessoas sem esforço como ter disponível para toda a semana. E deliciosa porque… bem… aí você terá que prepara-la para ver como tenho razão! 😂
Desde que comecei a preparar essa receita, tenho feito constantemente aqui em casa. Praticamente toda a semana porque eu posso fazê-la em um dia, sem muito trabalho envolvido, e deixar na geladeira para comer durante a semana. E vou lhe falar: sabe aquelas comidas que parecem que ficam melhor dormidas? O boeuf bourguignon é uma delas.
Veja também: Como preparar todo o almoço da semana em 20 minutos
E outro motivo para amar preparar boeuf bourguignon é que podemos variar a receita sem muitos problemas ou complicações. Eu gosto de experimentar colocando diferentes legumes, cogumelos e até testando novas carnes.
Ah, e além de tudo é uma refeição barata porque você pode usar cortes de carne mais acessíveis. Ou seja: você precisa ter essa receita de boeuf bourguignon guardada em casa para quando quiser preparar um jantar especial que impressione as visitas, mas não gaste muito dinheiro.
PRODUTOS QUE VOCÊ VÊ NA MINHA COZINHA
Origem do boeuf bourguignon
O beef bourguignon é um guisado saudável feito com vinho tinto e carne bovina e, às vezes, outros ingredientes, como legumes, bacon e cogumelos. A carne bovina pode ser substituída por outros tipos de carne ou até mesmo aves, se desejar.
A origem do bourguignon bovino não é muito clara. Alguns dizem que se originou da região da Borgonha, na França, enquanto outros dizem que era de Bordeaux. O que sabemos é que o bife bourguignon existe desde os anos 1800 e algumas pessoas acreditam que o chef de Napoleão criou este prato para ele quando estava exilado na Ilha de Elba.
O que sim se sabe é que hoje pode ser considerado um prato tradicional da culinária francesa, consumido no mundo todo, já que leva ingredientes facilmente encontrados em quase todas as partes do mundo.
Pode ser uma receita dessas que preparamos para ter em casa e consumir durante a semana, mas também pode ser servida em um jantar mais elegante entre amigos.
Veja também: Quer fazer um jantar sofisticado em poucos minutos? Esta receita é para você!
Por que você deve preparar boeuf bourguignon
Eu considero esta receita de boeuf bourguignon um coringa aqui em casa porque apesar de deliciosa e rica em sabores, é um prato que não me dá trabalho fazer, não existe técnicas ou ingredientes mirabolantes.
E por falar em ingredientes, possivelmente você já tem praticamente tudo em casa. Dá até para adaptar com o que tiver na geladeira e assim não desperdiçar nada de comida.
Carnes para usar no boeuf bourguignon
Os melhores cortes de carne bovina para boeuf bourguignon são os que consideramos no Brasil “carne de segunda” (detesto esse termo porque toda carne tem seu valor e pode render pratos deliciosos). Esses cortes são ideais porque têm muito tecido conjuntivo que se desfaz durante o processo de cozimento e adiciona sabor ao prato.
Melhores cortes para boeuf bourguignon
• Acém
• Músculo
• Costela
• Paleta
• Fraldinha
Nesta receita que estou compartilhando neste post eu usei acém. Aqui em casa, quando preparamos boeuf bourguignon costumamos usar esse corte ou paleta, dependendo do que encontramos no supermercado.
Você não precisa se limitar a esta lista. Basicamente, você pode utilizar qualquer carne que usaria para preparar carne de panela. Aliás, o boeuf bourguignon nada mais é que a versão francesa do nosso ensopado brasileiro.
Como fazer boeuf bourguignon mais rápido
Esta minha receita de boeuf bourguignon é feita em uma panela de forno holandês porque gosto da versão de cozimento lento porque o sabor fica mais intenso, mas você pode acelerar o processo utilizando uma panela de pressão.
É muito fácil adaptar esta receita. Em vez de usar uma panela como a que usei, faça os processos na panela de pressão e, uma vez que pegue pressão, deixe cozinhar por 30-40 minutos (calcule o tempo de acordo com o necessário para o corte de carne que estiver utilizando).
Mas se posso lhe dar um conselho: faça pelo método clássico já que você não terá trabalho a mais, apenas deixará a panela no fogão por mais tempo. E o sabor é incrivelmente mais intenso.
PANELAS PARA FAZER BOURGUIGNON RÁPIDO
As vantagens de usar uma panela de forno holandês
Para fazer esta receita eu utilizo minha panela de forno holandês, que nada mais é que uma panela de ferro fundido esmaltada.
A grande vantagem de usar uma panela de forno holandês é que ela mantém a temperatura interna, então uma vez que você atinge o ponto de fervura, pode abaixar a intensidade do fogo e deixar cozinhando por muito tempo, o que fará com que o prato tenha um sabor mais intenso.
No caso do boeuf bourguignon, cozinhar por mais tempo permite que todos os ingredientes “liberem” seus sabores mais intensamente, deixando o prato muito mais saboroso e com um gosto mais autêntico.
Caso você não tenha uma panela de forno holandês, pode fazer esta receita em uma panela comum, de cerâmica ou até mesmo na panela de pressão. Mas saiba que a panela de pressão, por ser um processo mais acelerado, não permite o tempo necessário para o caldo adquirir um sabor tão intenso.
MELHORES PANELAS PARA FAZER BOURGUIGNON TRADICIONAL
Vinhos que combinam com boeuf bourguignon
O boeuf bourguignon é uma receita “robusta”, ou seja, tem sabores bem marcantes: a gordura da carne e do bacon, a doçura da cebola… e como tal precisa de um vinho à altura.
Dê preferência a vinhos tintos encorpados e envelhecidos em barris. Cabernet Sauvignon é a escolha mais fácil que você pode fazer, mas você também pode considerar um Malbec ou qualquer outro vinho que tenha uma presença tão forte como esta receita.
Para facilitar, separei aqui uma seleção de vinhos que ficam perfeitos com esta receita de boeuf bourguignon:
VINHOS PERFEITOS PARA ESTA RECEITA
Boeuf Bourguignon
Ingredientes
- 500 g carne você pode usar qualquer corte bom para carne de panela
- 150 g bacon
- 2 cenouras
- 150 g de cogumelos eu uso champignon ou paris
- 1/2 cebola
- 300 ml de caldo de carne
- 300 ml de vinho tinto se preferir, pode substituir por mais caldo de carne
- 1 CS extrato de tomate
- 1 Raminho Tomilho
- 2 Folhas Louro
- Cebolinha picada para salpicar
- Torradas opcional, mas super recomendo para sugar aquele caldinho no final 😉
Instruções
- Pré-aqueça o forno a 160ºC.
- Pique a carne no tamanho de bocadas. Pique o bacon, fatie as cenouras e os cogumelos, corte a cebola em semi-rodelas e pique a salsinha.
- Na própria panela doure o bacon na própria gordura. Reserve.
- Doure a carne na gordura do bacon que ficou na panela.
- Adicione todos os ingredientes, menos os cogumelos e a salsinha. Espere levantar fervura.
- Quando ferver o caldo, leve a panela ao forno por entre uma hora e meia e duas horas (ou até você ficar satisfeito com a consistência da carne).
- Uns 10 minutos antes de tirar a panela do forno ou depois de tirá-la, adicione os cogumelos.
- Sirva com a salsinha por cima e, se quiser, com torradas.