O Royal Botanical Gardens é o maior jardim botânico do Canadá. Na verdade não é “um” jardim e sim um conjunto de 5 diferentes jardins. Criado em 1941 hoje ele tem o tamanho de 980 hectares – o equivalente a 1373 campos de futebol – e abriga mais de 1100 espécies de plantas. É tão grande, que apenas visitamos dois dos cinco jardins: o Laking Garden e o Arboretum.
No Laking Garden encontramos o evento anual de florescimento das peônias e iris, que acontece geralmente nas primeiras semanas de junho. É realmente a melhor época do ano para visitar a coleção do Jardim Botânico porque você pode ver a cama de flores que se forma com diferentes cores para serem apreciadas. Não é um jardim muito grande, você pode se programar para uma visita de uma ou duas horas que conseguirá ver o suficiente dessa área e ainda tirar fotos de lembrança.
Já a nossa segunda parte da visita, ao Arboretum foi a mais demorada. Lá encontramos uma das maiores diversidades de lilás do mundo, são 407 variedades dessa flor para apreciarmos durante nossa visita. Mas não há muito mais flores além dessas.
Se bem a primeira coisa que vem à minha cabeça quando penso em jardim botânico é flores e plantas ornamentais, boa parte do RBG é composta de vegetação densa, o que o assemelha mais a um parque que a um jardim botânico. Então eu diria que as principais atividades aqui seriam piquenique e trilhas.
E por falar em trilhas, você encontra 27Km delas aqui, com diferentes terrenos e vegetações a serem explorados. A sinalização não é das melhores, já que as placas se limitam a dizer o nome das trilhas, mas não informam distância ou nível de dificuldade. A minha dica é usar o GPS do celular na hora de escolher qual caminho tomar e, claro, como voltar para o seu ponto de partida.
É claro que há trilhas de vários tamanhos, mas as que percorremos eram em geral curtas e muito fáceis de serem percorridas. A melhor parte? Sempre levavam a algo novo a ser descoberto como um caminho incrível sobre o pântano.
20% do RBG são áreas de proteção ambiental e, por isso, não tem trilhas ou acessos para o público. Mas não se preocupe, há vários pontos de observação no parque para que você possa apreciar essas áreas, mesmo que de longe. Se você gosta de observar pássaros e outras espécies em seu habitat natural, recomendo trazer binóculos.
Caso queira visita-lo, o Royal Botanical Gardens fica localizado na cidade de Burlington, a 60 Km de Toronto. Abre todos os dias de 9:30 da manhã às 8 da noite. Pagamos $20 por carro, independente do número de passageiros, o que nos deu direito ao Laking Garden e ao Arboretum, mas o preço varia de acordo com o evento que estiver acontecendo e áreas que estiverem abertas. No dia da nossa visita, apenas esses dois jardins estavam abertos ao público. Visite a página oficial rbg.ca para ter todas as informações e planejar melhor sua visita.